Total de Visualizações de Página

Seguidores

Conheça nosso trabalho!

Formação, implantação e desenvolvimento de projetos em:

Treinamento de líderes cristãos | Consultoria em Gestão Educacional (projetos de ensino) |

Assistência Eclesiástica Administrativa | Congressos | Simpósios | Seminários |

Workshops | Palestras

A eficácia do seu ministério é o nosso compromisso!

Entre em contato conosco e agende uma visita: discipuluscm@gmail.com

EM BREVE: NOSSO PRÓXIMO TRABALHO! AGUARDE!

sábado, 23 de julho de 2011

Loucura da pregação ou Pregação da Loucura

Pastor Márcio Alves Leão
______________________________________________

Lembro-me no início da minha conversão o quanto eu era edificado pelas pregações daquela época; mensagens que me levaram cada vez mais a desejar e buscar a presença de Deus, mensagens que promoviam em meu coração arrependimento e me convenciam do quanto eu era carente do perdão de Deus.

Foi por meio da pregação do evangelho que eu aprendi a respeito do amor de Deus. Não me esqueço do quanto fiquei comovido e quebrantado quando meditava no capítulo 17 do evangelho segundo João. Minha alma se regozijou ao ler o versículo 20 e perceber que Jesus estava intercedendo não somente pelos discípulos daquela ocasião, mas também pela minha vida. Em sua oração Jesus disse ao Pai que a sua interseção era por aqueles que viriam crer nele por intermédio da palavra.
A partir disso eu compreendi que esse é o objetivo da pregação, levar as pessoas a crerem em Jesus, o Filho de Deus, que morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia para que nEle fôssemos reconciliados com Deus.

Essa era a mensagem que ocupava os sermões dos discípulos, que tinham como objetivo principal em suas pregações argumentar aos seus ouvintes sobre a  justa ira de Deus e ao mesmo tempo o Seu amor que chega clímax quando Ele entrega seu filho na cruz como oferta pelos nossos pecados (Jo. 3:16 / II Co.5:18-21). “Deus encarnado? Que morreu na cruz? E ressuscitou ao terceiro dia? Isso é loucura! É o que muitos pensavam naquela época e pensam hoje.

Homens foram perseguidos e silenciados por causa dessa pregação; Tiago, Estêvão e muitos outros. Houve também o evento dos sacerdotes que tentaram silenciar Pedro e João para que não ensinassem mais em nome de Jesus; Paulo e Silas açoitados e lançados no cárcere, e no discurso de Paulo aos atenienses em (At 17:17-34) o mesmo foi interrompido porque para os filósofos epicureus e os estóicos, a ressurreição e o juízo eram delírio de um louco.

Paulo diz que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem (I Co 1:18). Falar do amor de Deus na perspectiva da cruz é mesmo loucura para aqueles que não têm entendimento, querer compreender plenamente esse amor a partir da sabedoria humana é algo impossível. É por isso que o apóstolo dos gentios diz que Deus salva os que crêem pela loucura da pregação (I Co 1:21). Para os homens é loucura porque isso só é possível acreditar por meio da fé.

Muitas pessoas nas igrejas não têm noção de quantos homens perderam suas vidas por causa dessa pregação, homens que abandonaram tudo e se dedicaram para anunciar o evangelho da cruz, homens que marcaram a história da teologia, outros cujos nomes ficaram no anonimato, mas contribuíram com suas vidas para que esse evangelho chegasse até nosso tempo.

Ser cristão na coréia do Norte, por exemplo, é algo perigoso, por isso o país ocupa, pelo sexto ano consecutivo, a primeira posição na classificação de países perseguidos por causa do Cristianismo[i]. O Estado não hesita em torturar e matar qualquer um que possua uma Bíblia, seja por envolvimento no ministério cristão, seja pela organização das reuniões, ou até por se manter contato com outros cristãos, como também ocorre na China. Os cristãos que sobrevivem às torturas são enviados para os campos de concentração. Lá, as pessoas recebem diariamente alguns gramas de comida de má qualidade para sustentar o corpo que trabalha por 18 horas. A menos que aconteça um milagre, ninguém sai desses gigantes campos com vida. Tudo isso porque creram por meio da loucura da pregação.

Mas hoje voltando nosso olhar para a igreja cristã brasileira da atualidade, ouvindo suas mensagens, campanhas, movimentos, etc. fica a pergunta: vivemos ainda o tempo da Loucura da pregação ou ela se transformou em Pregação da Loucura. Porque segundo o que a Bíblia nos permite dizer é que a pregação do evangelho é loucura para os que perecem e não para a igreja, mas hoje, a mensagem que alcança espaço na mídia, que enche os templos, é na verdade uma Pregação de Loucura, não só para os que perecem, mas principalmente para a igreja de Cristo! Perdeu-se o foco da mensagem, é como se substituíssemos o Cordeiro tirando-o da cruz e crucificando em seu lugar a “casa, dinheiro, emprego, porta aberta” como se tais coisas fossem a solução de nossas vidas! “Gruta milagrosa, água do rio Jordão, terra do monte Sinai, chave da vitória, unção do emagrecimento, campanha do achado, etc;” em fim, o que tais coisas têm haver com a pregação do evangelho? Em que elas poderiam contribuir para a vida eterna? Vivemos hoje uma igreja que tem perdido sua identidade, onde inventamos modismos para aumentar o número de membros de “nossas” igrejas, um mercado capitalista: “- Quem dá mais pelas ovelhas?”

Tais coisas na verdade a meu ver caracterizam a pregação de loucura, que não nos leva a lugar nenhum a não ser somente saciar a nós mesmos. Onde estão as mensagens como, por exemplo, de Jonathan Edwards, “pecadores nas mãos de um Deus irado”, que levava as pessoas a se agarrarem nos bancos reconhecendo seus pecados diante de Deus.

John Piper em seu livro, Deus é o Evangelho diz: A doutrina do evangelho é importante porque as boas-novas são tão ricas, abundantes e maravilhosas, que têm de ser abertas como um cofre de tesouro; e todas as suas preciosidades expostas para o gozo do mundo. (PIPER John, Editora Fiel da Missão Evangélica Literária, 2006).

O meu clamor é que Deus desperte homens e mulheres, capacitando-os com toda eloqüência, revestidos do Espírito para resgatar nos púlpitos das igrejas a essência da pregação do evangelho, a loucura da pregação, somente assim Deus voltará a ser o centro dos nossos cultos.

A Ele seja a glória, a honra e o louvor para todo sempre.



[i] Informação extraída do site Missão portas abertas.

2 comentários:

  1. Graças a Deus ainda ouvimos a voz profética, daqueles que não se embaraçam com negócios dessa vida e que se mantém em serviço constante para que a palavra de Deus chegue ao coração dos homens com a mesma fidelidade que o Senhor falou aos seus no passado. É bem verdade que falar de um Deus encarnado (Jesus) é difícil e se torna loucura para aqueles que ouvem, pois é difícil para mente pecadora acreditar que o próprio Deus assumiria a forma daqueles que o rejeitaram, e se tornando Ele mesmo representante da raça diante de Deus (I TM 2.5) " Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". Diante disso para o homem natural que não compreende e nem discerne as coisas espirituais e que não permite ao Espírito Santos que os deixe ser guiando pela verdade que liberta faz se necessário tornar o nosso Deus em um ser hibrido de duas características bem distintas (parte deus e parte aquilo que necessito). Porque acreditar em um Deus que se tornou em nossa semelhança e teve os mesmos desejos e sentimentos que nós e nos deu o seu maior ensinamento que deveríamos apenas viver a sua vida, porque foi isso que Ele nos prometeu e nada além disso e se existe algo mais torna-se conseqüência de vivermos a vida que Ele nos deu, mas para facilitar a aceitação da vida de Cristo para muitos é necessário acrescentar alguns acessórios para que a mesma torne se mais atraente.É preciso vislumbrar os olhos carnais e torná-lo mais atraente, esses que assim fazem não sabem que Ele mesmo atrairá a si todos quanto o Pai lhe deu, por isso pregam a loucura de acrescentar aos ensinamentos de Jesus aquilo que Ele não prometeu.
    "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra viverá" Jo 11.25

    ResponderExcluir
  2. vemos no meio cristao tal realidade da loucura do evangelho que pessoas visam somente algo mais profunda e conheciemento temos muitos deste que venderao para sia mesma a mensagem da cruz que e para os pecadores que por sua vez precisa de vida em Deus pois todos estao ,mortos em vossos delitos pecados ,que de fato a loucura do da mensagem de hoje e toltalmente diferente daquilo que chamamos de evangelho ,tais pregadores nao pregam que ele estao mortos que teve e deveria mostra o simples evangelho de graça na vida do pecador mas os deixam sem resposta pois so querem avivar a igreja com seus gritos de poder ,mas esquecer ser agente nao mostra realmente que eles precisa de cristo .pois todos quando os busca os busca pois tem certeza que eles mesmo nao teria a condiçao de aproxima deste evangelho que o poder de Deus para a vida dos homens .pois Deus os amou primeiro tanto a oportunidade de revela novamente o proposito Deus na sua escritura .trazendo o cristo que nao foi o plano B de Deus mas mostrado a sua soberana vontade para aqueles realemente os buscao a perfeição em cristo do qual o evangelho e transforma o homem caído se nenhuma condição em aproxima de Deus por meio da fé em cristo jesus que temos acesso pela fé na sua pessoa.


    mas vimos realmente e evangelho da nossa atualidade estão passando crise de lideres evangélicos e alguns que dizem que são teólogo que teve uma formação acadêmica mas não foram transformado pois so querem recebe a gloria dos homens , não pregado o EVANGELHO DE CRISTO COM TEVE SER PREGADO PARA VIDAS DE PECADORES TOTALMENTE DEPRAVADOS ABORRECIDOS DE DEUS.

    QUE DEVEMOS FAZER PARA QUE O EVANGELHO CHEGAR EM CADA CORAÇÃO QUE O SENHOR VENHA USAR A NOSSA VIDAS PARA QUE OBRA DO ESPIRITO SANTO VENHA FAZER A PARTE DO QUAL ELE MESMO QUE CONFESSE OS HOMENS DOS SEUS PECADOS..

    MUITO BOM,,PAZ DE CRISTO...

    ResponderExcluir