Total de Visualizações de Página

Seguidores

Conheça nosso trabalho!

Formação, implantação e desenvolvimento de projetos em:

Treinamento de líderes cristãos | Consultoria em Gestão Educacional (projetos de ensino) |

Assistência Eclesiástica Administrativa | Congressos | Simpósios | Seminários |

Workshops | Palestras

A eficácia do seu ministério é o nosso compromisso!

Entre em contato conosco e agende uma visita: discipuluscm@gmail.com

EM BREVE: NOSSO PRÓXIMO TRABALHO! AGUARDE!

sábado, 8 de outubro de 2011

O PRINCÍPIO DA SEMEADURA



Imagem retirada do Google Image
Prof. Paulo Rogério
_________________________________________________________

Existem leis que regem a natureza e que, segundo a Bíblia, são princípios universais, que se aplicam tanto no plano físico como no espiritual. E estas leis não podem falhar, pois são regidas pelo próprio Deus. Elas são tão certas quanto ao fato de que Deus existe.

Uma destas leis é o princípio da semeadura e colheita, ou a lei da semeadura. Esta lei, que conhecemos tão bem no campo da natureza, estende-se ao campo espiritual, segundo a Palavra de Deus, em passagens bíblicas como Lucas 6:38; 2ª Coríntios 9:6 e Gálatas 6:7-9.

Em muitos de nossos esforços diários, obedecemos aos princípios da semeadura e colheita. Um homem de negócios semeia um pouco a fim de colher mais. Os trabalhadores semeiam suas energias a fim de colherem os salários. No plano espiritual, Cristo foi à semente da nova criação de Deus. A ressurreição que aguardamos é baseada no princípio da semeadura (1ª Coríntios 15:35-38). Em 2º Coríntios 9:6, o Espírito Santo aplica esta lei à questão das ofertas. Aquele que pouco dá, pouco receberá... Um lavrador não tem dúvida alguma disso quando prepara sua lavoura. Ele não poupa sementes.

Será que podemos estar certos do funcionamento deste princípio em outros aspectos da nossa vida? Jesus disse: “Daí, e dar-se-vos-a; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão.” (Lucas 6:38). Estas palavras do Mestre nos asseguraram de que a colheita é maior que a semeadura. Como podemos aplicar isto na nossa vida espiritual? Será que podemos semear a Palavra, o Evangelho puro e genuíno e obter uma colheita assim como o lavrador planta um grão de cereal para colher uma espiga cheia? E não é exatamente isto que Jesus nos convida a fazer?

Quem semeia pouco, colhe pouco, é um princípio divino baseado nas Escrituras Sagradas. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isto também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6:7-8).

“Colher vida eterna...”! Se fizermos uma ligação com a Pregação do Evangelho Santo, esta expressão significa colheita abundante, pois, a nós foi dado a ordem de pregar, e o convencimento vem através do Espírito Santo! Então, além de termos a vida eterna, proporcionaremos a muitos outros a vida eterna, através de um irmão em Cristo. Cumprindo seu Ide, muitos chegarão à vida eterna através da mensagem da cruz. Mas, o que estamos semeando?

As passagens citadas estão nos ensinando claramente que a lei da semeadura se aplica só ao tipo de colheita que desejamos obter. Cada espécie só produz a própria espécie. Se pregas o Evangelho, colherás vidas, se semeas amor, colherá amor em troca, se perdoas, será perdoado. Temos apenas que lembrar que enquanto fazemos isto para o Reino de Deus precisamos fazer sem parcialidade ou pensando em obter lucro. Fazemos porque Jesus Cristo fez isto primeiro por nós, e por semear amor e salvação a nós, fomos “contaminados” com esse maravilhoso vírus de Deus e não conseguimos mais parar de o proliferarmos, seja no corpo de Cristo, a Igreja, mas, também ao mundo que pede misericórdia, amor e compreensão. Você tem semeado entre aqueles que precisam da salvação?

Depois que a semente é lançada, o lavrador espera sua colheita pacientemente e com fé, esperando que Deus opere o crescimento. Todavia, enquanto espera, ele não fica inativo, mas se ocupa em regar a sementeira e conservar o campo livre das ervas daninhas. Sim; toda semente dever ser cuidada e regada pela Palavra de Deus e pela oração persistente. E as ervas daninhas da dúvida devem ser arrancadas através do discipulado e ensino puro da Bíblia.

Enquanto esperamos a colheita por Deus prometida, devemos nos manter firmes e fortes, com uma fé inabalável! Poderemos até não ver a colheita, pois o tempo é de Deus, não nosso, mas, com certeza nossos corações estarão alegres e jubilosos por termos feito aquilo que o Mestre ordenou. E no mais, “...a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gálatas 6:9). Leitor, se ainda não começou a semear, está na hora de lançar a semente, pois está geração, só lançará a semente para esta geração. Então comece, ainda há tempo!

Soli Deo Gloria.

Um comentário:

  1. Refletindo neste texto, pergunto-me quem será beneficiado no que temos semeado. Cornélio era um homem piedoso por causa das esmolas que dava e a consequencia disso foi ser o mesmo alcançado pela Graça de Deus. Imagino que jamais passou pela cabeça de Cornélio que entre outras coisas a sua obra social eram assistidas por Deus. Que grande colheita teve Cornélio pela simplicidade de sua semente.

    ResponderExcluir