Total de Visualizações de Página

Seguidores

Conheça nosso trabalho!

Formação, implantação e desenvolvimento de projetos em:

Treinamento de líderes cristãos | Consultoria em Gestão Educacional (projetos de ensino) |

Assistência Eclesiástica Administrativa | Congressos | Simpósios | Seminários |

Workshops | Palestras

A eficácia do seu ministério é o nosso compromisso!

Entre em contato conosco e agende uma visita: discipuluscm@gmail.com

EM BREVE: NOSSO PRÓXIMO TRABALHO! AGUARDE!

sábado, 10 de março de 2012

A SUFICIÊNCIA DE CRISTO NA FÉ EM DEUS


Imagem extraída do Google Image

Pr. Márcio A. Leão
_____________________________________


Por esses dias tenho ouvido coisas estranhas em algumas rádios evangélicas onde líderes que se dizem cristãos tem feito uso de muitos artifícios para instigar a fé das pessoas em Deus. Em se tratando do ser humano se relacionando com Deus poderíamos citar como exemplo o primeiro homem criado, Adão. O que a Bíblia nos permite dizer é que o relacionamento entre Deus e Adão era algo muito natural; Deus criando o jardim, colocando o homem no jardim para guardá-lo e cultivá-lo e dominar sobre a criação; Deus trazendo os animais ao homem para que este lhes desse os nomes devidos, se preocupando em lhe dar uma companheira, enfim, não identificamos nenhum artifício, nada que fosse exigido ou necessário entre Deus e o homem. Mas o homem pecou e a partir de então não percebemos mais essa naturalidade entre Deus e sua criatura.

O que se percebe, então, na narrativa de Genesis é que depois Caim e Abel também se relacionavam com Deus, porém, provavelmente na tentativa do homem caído em agradar seu criador, ambos traziam ofertas para oferecê-lo, mas o fato de Deus ter agradado da oferta de Abel não era por causa da gordura ou porque era primícia como tenho ouvido por aí; não, Deus agradou da oferta porque Ele agradava do coração de Abel. E ao percorrer toda a Bíblia veremos o homem sempre fazendo uso de alguma coisa para se “apresentar” perante Deus: oferta, sacrifícios, sacerdote, sumo sacerdote, tabernáculo, etc., mas nada disso foi suficiente para que os homens tivessem livre acesso ao Pai.

O propósito de Deus é que o ser humano volte a ter essa mesma liberdade que outrora, liberdade de se chegar a Ele, de se relacionar com seu Criador. Deus não ama somente a sua Igreja, pelo contrário, a Igreja na verdade é resultado do amor de Deus que, por sua vez, ama sua criação a ponto de dar a vida de seu Filho na Cruz para que todos que creiam no nome de Jesus tenham livre acesso a Ele.

Paulo ao escrever para Timóteo em sua primeira epístola (cap.2, v.5) diz: Portanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. Isso é maravilhoso! Saber que existe um único Deus criador de todas as coisas e que este Deus escolheu nos amar e nos resgatar sem fazermos por merecer, e vendo ele a nossa incapacidade de buscá-lo nos dá o acesso: JESUS CRISTO o único mediador entre Deus e os homens. Tiago em sua epístola (cap.4, v.8) diz: chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros... Como nos chegar a ele? De que maneira podemos fazer isso? Por meio dessa maravilhosa graça manifestada em Cristo Jesus. Por isso no Evangelho de João (cap.14, v.6) lemos o dizer de Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Glória a Deus, porque aprendemos então que não precisamos mais de artifício nenhum para nos achegarmos a ele. Veja:

- Não precisamos da “sexta-feira forte” porque em Atos (cap.16, v.05) diz: Assim as igrejas eram fortalecidas na fé.

- Não preciso passar pela gruta milagrosa porque no Evangelho de João (cap.10, v.09) diz: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e achará pastagem.

- Não preciso da chave da vitória porque em Apocalipse (cap.3, v.07) diz: ... ele tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre.

- Não precisamos nem mesmo da terra do monte Sinai, nem mesmo do óleo ungido de Israel porque no Evangelho de João (cap.15, v.05) diz: ...porque sem mim nada podeis fazer.

- Não precisamos de que ninguém suba ao monte para se “santificar” por nós porque no Evangelho de João (cap.17, v.19) diz: E em favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Nem mesmo pagar “ofertas” sacrificais para sermos aceitos, pois Jesus se compadeceu de um mendigo por nome Bartimeu concedendo a ele a cura de sua cegueira sem se quer cobrar-lhe pelo feito.

- Não precisamos da campanha “águas que curam” ou coisa semelhante porque Jesus se compadeceu de um homem que estava enfermo havia 38 anos à beira do tanque de Betesda esperando a cura, e Jesus o curou sem necessitar que este entrasse no tanque.

Na primeira epístola de Paulo para Timóteo (cap.4, v.9,10) encontramos o seguinte ensino: Fiel é a palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. Ou seja, sua fé deve ser posta unicamente em Cristo, é ele que te dá o acesso a Deus, é ele que é o nosso advogado, nada pode se opor entre sua fé e Cristo; não precisamos de muletas ou amuletos para nos aproximarmos de Deus, mas somente da fé. Em Hebreus (cap.11, v.6) aprendemos: porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Encerro este artigo agradecendo a Deus por ter nos concedido o livre acesso em Cristo Jesus, agradeço a Deus que viu a nossa insuficiência por meio dos artifícios e sacrifícios, e se manifestou com seu brado na cruz nos convidando a viver com ele para todo sempre. Nada pode se opor, e nada neste mundo é mais suficiente que Jesus Cristo para nos achegarmos a Deus, e isso deve ser testemunhado por todos nós: O qual a si mesmo se deu em resgate por todos. Testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. (1ª Tm 2:6)

Solus Christus

Um comentário:

  1. graças a Deus encontramos, ainda que poucos, pessoas realmente comprometidas com a verdade do evangelho, que é simples mais poderoso para transformar nossas vidas através de Cristo Jesus.
    Deus abençoe o seu ministério

    ResponderExcluir