Total de Visualizações de Página

Seguidores

Conheça nosso trabalho!

Formação, implantação e desenvolvimento de projetos em:

Treinamento de líderes cristãos | Consultoria em Gestão Educacional (projetos de ensino) |

Assistência Eclesiástica Administrativa | Congressos | Simpósios | Seminários |

Workshops | Palestras

A eficácia do seu ministério é o nosso compromisso!

Entre em contato conosco e agende uma visita: discipuluscm@gmail.com

EM BREVE: NOSSO PRÓXIMO TRABALHO! AGUARDE!

sábado, 5 de maio de 2012

A TEOLOGIA QUE ME TORNOU INCRÉDULO



Imagem extraída do Google Image
Pr. Márcio A. Leão
________________________________

Lembro-me do segundo ano da minha caminhada no cristianismo, ainda um neófito que se maravilhava com as manifestações dos cultos pentecostais e um grande admirador de uma boa pregação. Foi em um culto de domingo que pela primeira vez pude ouvir uma missionária, pregadora do evangelho, formada em teologia, esboçando uma mensagem “rhema” que impactou meu coração. Foi naquela noite que tomei uma decisão: “- vou fazer teologia”!

Ao final do culto procurei a missionária e declarei a ela o meu desejo, queria ser um pregador como ela, e acreditava que isso só seria possível por meio da teologia. Mas o único conselho que recebi dela foi: “- Compre uma Bíblia de estudo e um livro da história dos hebreus, isto será sua teologia”, afirmou a missionária.

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com este conselho, pois acreditava que ela ficaria feliz por saber que sua pregação despertou no coração de um novo convertido o desejo de estudar a Palavra de Deus, até porque meu pastor sempre criava empecilho em todas as vezes que eu dizia que queria estudar teologia. Mas confesso que hoje, como pastor, eu entendo o porquê de tanto receio de muitos pastores não apoiarem seus membros a cursarem teologia: ela nos torna pessoas incrédulas!

Com o passar de poucos anos logo me tornei obreiro da igreja, vindo, a seguir, a responsabilidade de pastorear uma igreja local. Diante de tamanho compromisso me lembro que após o encerramento do culto de comemoração da inauguração da nova congregação, uma irmã veio até a mim e me disse: “Pastor o senhor sabe que agora precisa fazer um curso de teologia, pois pastorear é uma responsabilidade muito grande”. Naquela noite percebi que havia chegado o momento de me ingressar em um seminário teológico.

Confesso que não foi nada fácil no início. Eu acreditava em muitas coisas que com o tempo foram se desfazendo diante de mim, crenças que aos poucos foram sendo confrontadas constantemente pelo conhecimento e ensinamento dos mestres que tive a oportunidade de conhecer; em alguns momentos dentro da sala de aula costumava abraçar a Bíblia quando ouvia coisas que a principio eram absurdas para mim, talvez naquele momento difíceis de compreender. A lógica foi algo massacrante, que me levava refletir na realidade num ponto de vista bíblico, onde meus questionamentos e conceitos se rendiam a verdade de Deus.

Sendo assim, com o tempo, depois de minha formação, os livros que leio e as constantes reflexões bíblicas foram me tornando cada vez mais incrédulo, e isso graças a oportunidade que Deus me deu em fazer teologia. Mas, porque incredulidade? Você deve estar se perguntando. Como eu disse anteriormente, eu acreditava em muita coisa que não acredito mais.

Acreditava que o homem poderia fazer alguma coisa pela sua salvação, que este deveria um dia em sua vida “aceitar” a Cristo com seu Senhor e salvador, mas a teologia me levou a refletir na condição da humanidade perante Deus, o quanto a mesma é incapaz de buscar e de aceitar a Cristo e que na verdade essa salvação só é possível mediante a manifestação da graça de Deus: “Todo aquele que o Pai me dá..." (Jo 6:37a), "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo" (Jo 12:32), e em particular para mim, um texto que resume tudo isso se encontra em (Jo 6;44): “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer...”. Isto não contando os demais textos que poderíamos também refletir (Rm 3:10-12, 23 / Ef 2:8,9).

Acreditava que se eu cometesse algum pecado, isso me tirava o direito de ser ouvido por Deus, que se eu não participasse das campanhas, Deus não me concederia as bênçãos esperadas, mas a teologia me levou a refletir no ensinamento paulino como que nos mostra que a fidelidade de Deus não é dependente da nossa fidelidade (2 Tm 2:13).

Acreditava na prosperidade por meio do ato de dizimar e ofertar e na verdade o que se percebe é que tais práticas para muitos não passa de moeda de troca, ou seja, “eu dou e o Senhor tem que me retribuir o dobro”.

Enfim, acreditava na “santidade papal” dos pastores: “Não se pode tocar no ungido do Senhor!“; tornei-me incrédulo com relação as músicas tocadas nas congregações pois por meio da teologia descobri que as mesmas não passam de uma expressão do nosso narcisismo embutido.

A teologia me trouxe muitas alegrias, hoje posso desfrutar da verdadeira liberdade que há em Cristo Jesus, não vivo mais como um prisioneiro de dogmas eclesiásticos, que não nos levam a lugar nenhum, antes, vivo a alegria de saber o quanto Deus nos ama, e a prova deste amor se percebe no simples fato de saber que tudo o que ele fez, o fez não por merecimento nosso, mas por puro favor imerecido.

Mas também a teologia me trouxe sofrimentos. Certa feita um professor do seminário, hoje um grande amigo me disse que todo aquele que pensa sofre e se sente só, e isso tem sido uma triste realidade para todos aqueles que se comprometeram com a verdade. Hoje sou tarjado por alguns, até mesmo da própria casa, como um desviado, aquele que perdeu a fé, para alguns amigos minhas reflexões teológicas são incoerentes e inaceitáveis por causa das experiências deles, que eles insistem valerem mais do que o conteúdo bíblico.

Às vezes fico pasmado de perceber quanto sincretismo há na fé cristã de hoje, e o mais triste é que a maioria das pessoas ignora a luz da verdade, preferem acomodar-se em seus “mundinhos” de crenças equivocadas do que buscarem o verdadeiro conhecimento, e digo isso não só como um teólogo, mas também como pastor.

Incredulidade sim é o que a teologia me trouxe, não acredito mais naquilo que nunca foi a verdade, não acredito mais nas mentiras disseminadas pelos ignorantes que não se debruçaram na busca do conhecimento, não acredito mais nas mentiras massacrantes da teologia da prosperidade, que nem sei porque recebe o nome “teologia”, não acredito mais nos falsos lideres cujo único objetivo é o inchaço de suas congregações. Contento-me agora com as Sagradas Escrituras de Deus, e graças a Deus que foi por meio da teologia que hoje não vivo mais debaixo da ignorância dos incautos que persistem na escuridão de suas sabedorias.

Então te faço um convite, alie-se aos incrédulos bíblicos, àqueles que preferem não compactuar com a mentira, que preferem ser incrédulos a estes falsos ensinamentos, mas apegados a verdade bíblica. Vamos valorizar mais esta preciosidade que temos que é a Bíblia, Revelação Especial de Deus para nós!

Sola Scriptura  

Um comentário:

  1. Meu irmão, fico maravilhado com tamanha graça Deus lhe alcançou, esse artigo é o desabafo de muitos irmãos que solitariamente sofrem perseguições dentro de suas próprias igrejas e famílias, mas também é a prova que Deus tem separado pessoas para lutarem por Sua palavra e por que não dizer predestinado pessoas a sofrerem por amor ao Seu evangelho, como fez durante toda história da igreja.

    "De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos."
    (2 Timóteo 3:12 NVI)

    Porém Deus tem nos consolado com Seu Espírito por meio de Sua palavra conforme fez com as igrejas das do Apocalipse e esse consolo é para nos também! Atreva-se a ler e deixe Deus falar com você! AO QUE VENCER... Ap 2 e 3.

    Deus te abençoe meu irmão!!!

    ResponderExcluir