Total de Visualizações de Página

Seguidores

Conheça nosso trabalho!

Formação, implantação e desenvolvimento de projetos em:

Treinamento de líderes cristãos | Consultoria em Gestão Educacional (projetos de ensino) |

Assistência Eclesiástica Administrativa | Congressos | Simpósios | Seminários |

Workshops | Palestras

A eficácia do seu ministério é o nosso compromisso!

Entre em contato conosco e agende uma visita: discipuluscm@gmail.com

EM BREVE: NOSSO PRÓXIMO TRABALHO! AGUARDE!

sábado, 10 de novembro de 2012

O QUE FAZ DO CRISTÃO UM LÍDER

Imagem extraída do Google Image
Pr. Paulo Cunha
________________________________
Leiam Atos 27:27-44

O texto em questão trata da terceira parte do capítulo 27. Todo o capítulo narra a viagem marítima de Paulo para Roma onde permaneceu preso pelos próximos dois anos seguintes. A primeira parte (v.1 a 12) inicia o relato da partida do apóstolo para Roma, a segunda parte (v.13 a 26) conta sobre uma tempestade que precisou ser enfrentada pelos que estavam presentes na embarcação e a terceira parte (27-44) comenta sobre o naufrágio como resultado da grande tempestade e sobre como todos receberam o livramento de Deus por meio da vida do principal dos protagonistas: o prisioneiro Paulo.

A leitura cuidadosa do texto em questão indica claramente que sem Paulo os demais homens estariam todos perdidos. Sabiam disso, e seguiram suas ordens fielmente. O resultado está no verso 44: “... e que os demais se salvassem, uns em tábuas e outros em quaisquer destroços do navio". Assim chegaram todos à terra salvos.

Lanço uma pergunta ao leitor: O que fez de Paulo o “homem da hora”?

Já que estamos analisando o texto do ponto de vista das características de uma liderança cristã, conseguimos perceber três grandes qualidades no apóstolo: 1) seu sadio bom-senso, 2) seu sadio espírito cristão e 3) seu caráter. Veja:

Paulo não entrou em pânico; muito pelo contrário, deu instruções claras e práticas. O que revela o sadio bom-senso deste líder foi ter a capacidade de perceber os recursos que tinha à sua disposição no momento da dificuldade. Observem alguns detalhes:

“Precisamos dos marinheiros”, disse ele (v. 31). Confiar em Deus não quer dizer assentar-se e esperar milagres. Vejam nos v. 27, 28, 40 e 41 as coisas que só marinheiros hábeis podiam fazer. Diante da crise ou da dificuldade temos que dar o primeiro passo para que Deus intervenha na situação. No Reino de Deus há trabalho para todos, somos “marinheiros” nas mãos de Deus para proclamar o Evangelho sadio e genuíno nesta nossa viagem aos céus.

“Precisamos de alimento”. Paulo rogava a todos que comessem alguma coisa, dizendo: “É já hoje o décimo quarto dia que esperais e permaneceis em jejum, não havendo provado coisa alguma.” (v.33). Estavam fracos por falta de comer; havia serviço pesado a fazer, notem os versos 40-44. Nem mesmo conseguiam alcançar a terra como estavam. Podemos tirar um belo exemplo para nossas vidas espirituais com esta atitude do apóstolo Paulo: vários problemas espirituais de muitos cristãos seriam resolvidos se alimentassem com regularidade do alimento de Deus: A BÍBLIA.

Igualmente, o apóstolo revelou possuir sadio espírito cristão. Isto se salienta; perceba que Paulo se sustentou e levou os outros a confiar nele. Esta atitude nos leva a observar sua fé pessoal (v.34) que não vacilou diante da dificuldade e perigo de morte que estava correndo. Ele não perdeu a chance de mostrar aos que estava naquele navio seu testemunho pessoal de que Deus estava com consigo. Independentemente da situação (v.35) não se envergonhava de confessar o Deus Todo Poderoso perante todos.

E por último, mas não menos importante, o caráter transformado de Paulo (v.43) serviu como testemunho que levou o centurião a arriscar sua carreira para salvar a vida desse prisioneiro por Cristo.

Nesta breve análise vimos que temos que orar muito, mas muito a Deus para que Ele nos faça cristãos que saibam o que fazer numa crise ou em qualquer tipo de dificuldade, e liderar uma igreja, um grupo ou nós mesmos para sairmos do problema enfrentado. Temos que recorrer ao nosso Salvador clamando por seu amor e por seu socorro, crendo pela fé que se a Igreja é de Cristo e se somos dEle, então por misericórdia Ele vai nos ajudar e guiar.

Portanto que abramos nosso coração e aceitarmos a ajuda divina nos momentos difíceis de nossa vida, pois para ser líder, temos antes que sermos servos e seguirmos as palavras de Jesus: “Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.” (Mt.10:24). E o nosso mestre é Cristo!

E como isto é possível? Fazendo uso do Alimento Espiritual que é a Bíblia e praticando a Fé!

Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário