Total de Visualizações de Página

Seguidores

Conheça nosso trabalho!

Formação, implantação e desenvolvimento de projetos em:

Treinamento de líderes cristãos | Consultoria em Gestão Educacional (projetos de ensino) |

Assistência Eclesiástica Administrativa | Congressos | Simpósios | Seminários |

Workshops | Palestras

A eficácia do seu ministério é o nosso compromisso!

Entre em contato conosco e agende uma visita: discipuluscm@gmail.com

EM BREVE: NOSSO PRÓXIMO TRABALHO! AGUARDE!

sábado, 20 de abril de 2013

O EVANGELHO SÓ POSSUI UM CONTEÚDO: O BÍBLICO! E ESTE NÃO MUDA!


Imagem extraída do Google Image
Prof. Leonardo Miranda
_________________________________

Tem coisas e situações que parecem nunca mudar! Uma delas é a estrutura social que, independente do modelo adotado de acordo com cada cultura, permanece com uma necessidade, por si só, de se organizar para a manutenção das sociedades. Algumas outras coisas mudam, entre elas, o próprio ser humano que na medida em que ganha experiência de vida, muda alguns conceitos.

Mas, de tudo o que permanece sem mudanças, o mai importante é o Evangelho do Reino ensinado por Jesus. Formas de pregá-lo podem até mudar, o público ouvinte também dada a condição de que gerações vão morrendo e gerações vão nascendo, mas a palavra do Senhor deve permanecer para sempre. E não apenas do ponto de vista de que Deus cumpre o que promete, mas também considerando o conteúdo ensinado por Cristo deve permanecer inalterado.

Somos apenas instrumentos de proclamação da mensagem salvífica! A nenhum de nós foi dada autoridade para interpretar retirando ou acrescentando conteúdos e conceitos dentro do Evangelho. Assim sendo, como prova de que a palavra do Senhor e seus princípios, quando pregados genuinamente, permanecem é esta mensagem que vem a seguir:
  
“Nem todos os que se vangloriam na fé são de fato cristãos. Cristo derramou seu sangue. Não somos justificados por uma fé que não muda nossas vidas. Você diz: ‘Eu acredito nisso’ (o diabo também pode dizer o mesmo). Você apenas aprendeu a repetir palavras [...]. Onde estão os frutos que demonstram no que você realmente acredita? Você permanece em seus pecados. Certamente Cristo não morreu pelos pecados que você ama e faz planos constantes de cometê-los. Cristo veio para destruir as obras do diabo, como diz 1 João 3.8. Isso é uma realidade na vida do homem regenerado. Se você fosse, como Zaqueu, por exemplo, um cobrador de impostos nos dias de Cristo, diria sem dúvida ao ser regenerado: ‘Eu vou dar a metade dos meus bens e, se defraudei alguém, vou restituir quatro vezes mais...’ ( Lucas 19.08 ). Na vida de Zaqueu as obras do diabo foram destruídas [...]. Entenda de uma vez por todas, ‘o sangue de Cristo mata o pecado; não o torna vivo; torná-lo vivo é obra do diabo, que inflama o desejo ajudado pela carne e pelo mundo [...]’.

Cristo não morreu para que você possa continuar a ser o mesmo homem sob o poder do pecado, mas para que o pecado, depois de ter sido morto, seja apagado, e que, doravante, você possa amar a Deus sobre todas as coisas [...].

A verdadeira fé toma o pecado e o coloca à morte, de modo que você não possa mais viver nele, mas na justiça que flui de Cristo. Portanto, mostre através de sua vida e seus frutos que há verdadeira fé em ti. Senão, o fato é que o sangue de Cristo não fez nada por ti. Se você é desobediente, negligente, reveja o que você diz acreditar. Pois a fé que salva é vitoriosa, triunfante, e vence o mundo ( 1 Jo 5.4). Crer e viver em desobediência é uma contradição.

Que cada um pense: ‘Eu fui feito um crente, eu tenho sido lavado com o sangue de Cristo, o sangue do Filho de Deus, com o propósito de que meus pecados pudessem ser mortos... Eu não sou desobediente e vou declarar isso com os meus atos’ – Caso contrário, tudo que tens é apenas orgulho e uma fé vã. Você sabe que é um homem que vive em desobediência? Então não se vanglorie de ter fé em Cristo e em seu sangue purificador. Você pertence ao diabo pelas obras que sua vida demonstra a cada dia. Você está levando o nome de Cristo a vergonha e ao escárnio dos homens e dos anjos caídos: você está caminhando para a condenação eterna!”.[1]

Lutero, Alemanha, 07 de Junho de 1545.
Sermão pregado em 1 João 4.16-21, no Domingo, 07 de Junho de 1545 em Wittenberg, Alemanha.

Note que os fundamentos doutrinários bíblicos sobre pecado, arrependimento e conversão são iguais aos de hoje, e são iguais ao dos primeiros séculos da era cristã. Provavelmente se este sermão não fosse datado imaginaríamos que ele foi pregado esta semana no culto ou no domingo passado! A lição que fica é que não temos o direito de adulterar o Evangelho modificando-o em favor de algumas pessoas ou mesmo por partidarismo ou por desagradarmos alguns ouvintes, ou, ainda, por qualquer outra forma de corrupção. Doa a quem doer, incluindo nós mesmos, nosso compromisso é com o anúncio da verdade de Deus.

Pense nisto!

[1] Agradecimentos especiais ao irmão Jeferson Santos (o Gê), pelo envio do material que inspirou este artigo.

Um comentário:

  1. Muito bom texto
    Bendito o Deus e pai de nosso senhor Jesus Cristo,que segundo a sua muita misericórdia,nos regenerou para uma viva esperança,mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentro os mortos,para uma herança incorruptível,sem mácula,imarcescivel,reservada nos céus para vós outros.

    ResponderExcluir