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Prof. Leonardo Miranda
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Os
conceitos, as pesquisas, os métodos e as respostas usadas em Teologia são todos
formulados e adequados de acordo com a compreensão que o teólogo tem sobre o que
é Teologia. A própria Teologia Latino Americana não foge a esta regra. E é
exatamente sobre esta compreensão que este artigo reflete, pondera, sem,
contudo, absolutizar as definições aqui apresentadas.
Através da Palavra de Deus, principio
iluminador da teologia, é que ocorre o desejo de praticar teologia. E o
resultado pode constituir um “ponto de confronto com a fé”, um referencial para
verificar a autenticidade da própria fé, por assim dizer.
A linguagem teológica, especificamente a latina, valoriza a linguagem simples procurando um
meio-termo entre a linguagem unívoca, literal, de uma só interpretação, um só
sentido e a linguagem equívoca, que pode ter mais de uma interpretação, mais de
um sentido. Esta é a linguagem da comparação: ao mesmo tempo em que diz algo de
verdadeiro sobre Deus, qualquer teólogo, incluindo o latino, sabe que o diz de modo inadequado, incompleto,
sem saber tudo, isso porque Deus é sempre maior. Enfim, o cristão latino americano sabe que para
falar sobre Deus e a relação com o ser humano e o restante da realidade, deve
falar de modo que seu discurso, seu trabalho teológico, seja acessível ao povo
em geral.
A
teologia é caracterizada como ciência na medida em que realiza as
condições requeridas para tal, isto é, de ser crítica, sistemática e
auto-amplificativa. Isto significa que mesmo que a teoria teológica contribua
para a articulação da metodologia e da própria pesquisa teológica nos ambientes acadêmicos, o mais
importante na produção teológica será o resultado do confronto entre fé e
prática na vida real. Por isso o teólogo precisa tomar parte ativa na vida
concreta da comunidade, de modo especial através do seu compromisso com Deus e
com o mundo. Somente assim sua teologia conseguirá realmente ser rica, fecunda,
verdadeira e realista.
A Teologia
é altamente relevante por considerar a existência de Deus e que toda absolutez
só se encontra nele. Deus é o “objeto máximo do pensar humano” e a busca derradeira
da humanidade. Todas as outras ciências são consideradas como instrumentos ou mediações importantes
para a teologia, no sentido de ajudá-la na compreensão da realidade. Além
disso, as áreas do saber trazem à teologia uma válida contribuição
crítica. Da filosofia, por exemplo, a teologia não incorpora necessariamente um
sistema, mas sim um espírito ou postura filosófica diante da realidade. Já as
ciências constituem hoje um interlocutor privilegiado (embora não exclusivo) da
teologia, pois lhe fornecem as mediações culturais, particularmente
através das ciências sociais que, para o contexto latino, são fundamentais na interpretação de nossa multiculturalidade.
Por
fim, ainda tratando das articulações da teologia, cabe uma palavra sobre o
pluralismo teológico característico na América Latina. A diversidade de
teologias, de respostas, encontra sua justificativa em dois fatores
importantes. O primeiro diz respeito à transcendência da fé: teologia
alguma, por ser humana, consegue dar totalmente conta de responder tudo; ao
contrário, só Deus é pleno, é total, é absoluto. O teólogo deve sempre se
manter numa posição de humildade, lembrando constantemente do “Mistério sempre
maior”, e, portanto, transcendente a toda linguagem humana. O segundo fator é a
limitação do contexto cultural, que também é foco de estudo de toda
teologia, ao ponto de condicioná-la.
As
respostas dos teólogos latinos devem ser dadas a todo aquele que indaga acerca
da realidade, mas principalmente à comunidade eclesial, à Igreja, pois o objeto
da teologia, que é a fé revelada, é uma realidade confiada a todo o povo de
Deus.
Então,
as disposições básicas para o estudo da teologia enquanto reflexão da fé a
serviço do ser humano exige as seguintes disposições: 1) amor ao estudo da
fé vivido numa vitalidade sempre nova, 2) senso do mistério e a
consequente humildade intelectual e teológica e 3) o compromisso com o ser
humano.
Se
todo saber humano deve estar à serviço da vida, a prática teológica latino
americana na vida cotidiana não termina e nem pode terminar no puro saber, mas
no compromisso da fé com o amor a Deus e ao próximo.
Pense
nisto!
Este artigo foi produzido a partir da leitura e adequação de uma resenha escrita por Rodrigo Assis Rosa, do livro de Clodovis Boff, Teoria do método científico. A resenha foi encontrada no site <http://www.lanteri.org.br/htm/teoriameto.htm>. Acesso em set. 2010.
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