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segunda-feira, 22 de julho de 2013

TEOLOGIA LATINA: PARA QUE SERVE?

Imagem extraída do Google Image
Prof. Leonardo Miranda
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Os conceitos, as pesquisas, os métodos e as respostas usadas em Teologia são todos formulados e adequados de acordo com a compreensão que o teólogo tem sobre o que é Teologia. A própria Teologia Latino Americana não foge a esta regra. E é exatamente sobre esta compreensão que este artigo reflete, pondera, sem, contudo, absolutizar as definições aqui apresentadas.[1]

O fundamento da Teologia é a Revelação de Deus encontrada na sua Palavra. A função da Teologia é refletir sobre Deus e todo o restante da realidade à luz da fé e o ponto de partida teórico do discurso teológico é exatamente a fé que, por sua vez, é determinada pela “experiência da fé” com a graça de Deus. É desta que a teologia se nutre.

Através da Palavra de Deus, principio iluminador da teologia, é que ocorre o desejo de praticar teologia. E o resultado pode constituir um “ponto de confronto com a fé”, um referencial para verificar a autenticidade da própria fé, por assim dizer.

A linguagem teológica, especificamente a latina, valoriza a linguagem simples procurando um meio-termo entre a linguagem unívoca, literal, de uma só interpretação, um só sentido e a linguagem equívoca, que pode ter mais de uma interpretação, mais de um sentido. Esta é a linguagem da comparação: ao mesmo tempo em que diz algo de verdadeiro sobre Deus, qualquer teólogo, incluindo o latino, sabe que o diz de modo inadequado, incompleto, sem saber tudo, isso porque Deus é sempre maior. Enfim, o cristão latino americano sabe que para falar sobre Deus e a relação com o ser humano e o restante da realidade, deve falar de modo que seu discurso, seu trabalho teológico, seja acessível ao povo em geral.

A teologia é caracterizada como ciência na medida em que realiza as condições requeridas para tal, isto é, de ser crítica, sistemática e auto-amplificativa. Isto significa que mesmo que a teoria teológica contribua para a articulação da metodologia e da própria pesquisa teológica nos ambientes acadêmicos, o mais importante na produção teológica será o resultado do confronto entre fé e prática na vida real. Por isso o teólogo precisa tomar parte ativa na vida concreta da comunidade, de modo especial através do seu compromisso com Deus e com o mundo. Somente assim sua teologia conseguirá realmente ser rica, fecunda, verdadeira e realista.

A Teologia é altamente relevante por considerar a existência de Deus e que toda absolutez só se encontra nele. Deus é o “objeto máximo do pensar humano” e a busca derradeira da humanidade. Todas as outras ciências são consideradas como instrumentos ou mediações importantes para a teologia, no sentido de ajudá-la na compreensão da realidade. Além disso, as áreas do saber trazem à teologia uma válida contribuição crítica. Da filosofia, por exemplo, a teologia não incorpora necessariamente um sistema, mas sim um espírito ou postura filosófica diante da realidade. Já as ciências constituem hoje um interlocutor privilegiado (embora não exclusivo) da teologia, pois lhe fornecem as mediações culturais, particularmente através das ciências sociais que, para o contexto latino, são fundamentais na interpretação de nossa multiculturalidade.

Por fim, ainda tratando das articulações da teologia, cabe uma palavra sobre o pluralismo teológico característico na América Latina. A diversidade de teologias, de respostas, encontra sua justificativa em dois fatores importantes. O primeiro diz respeito à transcendência da fé: teologia alguma, por ser humana, consegue dar totalmente conta de responder tudo; ao contrário, só Deus é pleno, é total, é absoluto. O teólogo deve sempre se manter numa posição de humildade, lembrando constantemente do “Mistério sempre maior”, e, portanto, transcendente a toda linguagem humana. O segundo fator é a limitação do contexto cultural, que também é foco de estudo de toda teologia, ao ponto de condicioná-la.

As respostas dos teólogos latinos devem ser dadas a todo aquele que indaga acerca da realidade, mas principalmente à comunidade eclesial, à Igreja, pois o objeto da teologia, que é a fé revelada, é uma realidade confiada a todo o povo de Deus.

Então, as disposições básicas para o estudo da teologia enquanto reflexão da fé a serviço do ser humano exige as seguintes disposições: 1) amor ao estudo da fé vivido numa vitalidade sempre nova, 2) senso do mistério e a consequente humildade intelectual e teológica e 3) o compromisso com o ser humano.

Se todo saber humano deve estar à serviço da vida, a prática teológica latino americana na vida cotidiana não termina e nem pode terminar no puro saber, mas no compromisso da fé com o amor a Deus e ao próximo.

Pense nisto!

[1] Este artigo foi produzido a partir da leitura e adequação de uma resenha escrita por Rodrigo Assis Rosa, do livro de Clodovis Boff, Teoria do método científico. A resenha foi encontrada no site <http://www.lanteri.org.br/htm/teoriameto.htm>. Acesso em set. 2010.

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