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segunda-feira, 29 de julho de 2013

A VALIDADE DO CONHECIMENTO TEOLÓGICO

Imagem extraída do Google Image
Prof. Leonardo Miranda
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Não foi nem uma ou duas vezes que, em conversas informais com amigos e conhecidos, fui interpelado sobre a Teologia, especificamente sobre a validade do conhecimento teológico! Muitos já me perguntaram: “O que é teologia?” e “Para que serve teologia?” ou ainda “O que fazer com o conhecimento teológico”?

Evidentemente que no início, quando esta pergunta era feita inclusive por cristãos leigos eu me surpreendia e até me chateava, contudo, com o tempo percebi que a Igreja latina é laica, sendo produto de uma miscelânea de interpretações teológicas e estratégias missionárias e, portanto, não privilegiar a teologia ou mesmo não se preocupar muito com os fundamentos da fé cristã de modo sistematizado é mesmo uma característica nossa. Mas não para a nossa alegria!

A questão é que o latino, especificamente o brasileiro, não vê a educação em geral, incluindo a cristã, como um fim em si e um patrimônio a ser alcançado. Ao contrário, a ideologia do consumo transforma nossa cultura fazendo com que só vejamos como patrimônio bens materiais. O resultado disso é que a educação e as áreas de conhecimento das ciências humanas, incluindo a teologia, ficam relegadas ao segundo plano, algo de menor importância, justamente porque as pessoas pensam logo em como se beneficiarão de modo pragmático de qualquer informação que obtiverem. Prova disso é que geralmente os salários pagos no primeiro e segundo setor da economia em que as profissões são em sua maioria oriundas das áreas das ciências biológicas e exatas são mais altos do que os do terceiro em que prevalecem as profissões das áreas de ciências humanas.   

Então, diante das várias experiências de ser questionado, resolvi dar minha contribuição sobre a validade do conhecimento teológico. Vamos refletir juntos:

Assim como o conhecimento científico é o resultado da pesquisa científica que faz uso de um método científico qualquer, o conhecimento teológico é o resultado da pesquisa teológica que faz uso de métodos teológicos específicos.

E como o conhecimento teológico visa alcançar uma das faces da verdade, para a Teologia, essa face pode ser encontrada pelo caminho da investigação com base em dois fundamentos:

  • A fé: Deus falou aos homens por meio de intermediários que transmitiram sua mensagem. Então, pode-se afirmar que a teologia é uma reflexão racional e sistemática que parte dos dados da fé e, por isso, pressupõe a fé.

  • A Revelação de Deus: Essa Revelação tem um fundamento histórico. O cristianismo parte, por exemplo, da existência histórica de Moisés, do povo de Israel, de Jesus Cristo, dos Apóstolos.

Na interação entre fé e Revelação ocorre a investigação da realidade e a busca pela verdade com uma concordância intelectual acerca da existência de Deus e sua intervenção na história. Assim, para o teólogo, a afirmação de que Jesus Cristo morreu na cruz para a salvação dos homens contém um dado histórico e um dado de fé. Historicamente, existem as provas para afirmar que Jesus morreu crucificado, na província romana da Palestina, no ano 30 da era atual, mas só a fé nele é que se pode afirmar que essa morte é o ato de salvação dos homens.

O teólogo procura “entender” a fé, encontrar motivos para a sua crença, pois não renuncia o uso da “razão”. Irá, então, sistematizar seus dados de fé e procurar integrá-los em toda a sua experiência humana. Por exemplo, poderá perceber que a mensagem de fé a respeito da “vida eterna”, da “ressurreição final”, é uma resposta ao presente anseio de felicidade existente no homem; ou que todo o estilo de vida de Jesus é uma boa premissa para acreditar nele.

Assim sendo, o conhecimento teológico tem um aspecto “científico”, no sentido de que é racional, metódico e sistemático. Pense, por exemplo, na sistematização das disciplinas teológicas: dogmática, moral, ciência bíblica, histórica, eclesiástica, mas tudo isso sempre a partir do ato de fé e das informações contidas na Revelação. Então, objetos do conhecimento teológico são os dados da fé, manifestados historicamente na Revelação.

Essa é a razão de ser do conhecimento teológico que, a partir da fé, reflita sobre Deus, sobre o ser humano, sobre o restante da realidade e como acontece a inter-relação de todos estes personagens e elementos. Para isto, os métodos teológicos devem ser usados na procura da integração entre a fé e a razão.

Repare que na teologia os valores estão baseados no ensinamento do Reino de Deus cujo patrimônio maior não é um bem material, mas sim assumirmos uma visão cristã de mundo que nos possibilite representar, enquanto Igreja, os interesses de Deus e seu Reino. Portanto, o maior bem do qual podemos nos beneficiar é a regeneração em Cristo e a preparação para a eternidade com Deus. Como não há nada de pragmático ou mercantilista nisto, é por isso que a maioria, inclusive de cristãos leigos, não sabe o que fazer com o conhecimento teológico.

O que vale mais: um ser humano ou uma casa? Uma pessoa ou um carro? Uma criança recebendo educação e sendo preparada para a vida ou uma vaga de diretor de uma grande corporação multinacional? Estas perguntas chegam a ser simplórias e certamente, para alguns, até sem fundamento, mas observe que nos valores do Reino e ser humano sempre valerá mais e nos valores fora do Reino, os bens que podem ser adquiridos sempre valerão mais!

Pense nisto! Pense na real validade do conhecimento teológico!

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